Quarta-feira - 21/03/2018

Educação realiza formação no Dia Internacional da Síndrome de Down

Nesta quarta-feira, 21, é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down e para marcar esta data na Rede Municipal de Ensino a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMEEL), através da Divisão da Educação Especial, está realizando o primeiro encontro de formação para professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado), além dos professores e intérpretes de Libras e os professores do Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV). Este primeiro encontro de 2018, que vai acontecer até esta quinta-feira, 22, acontecerá no auditório do Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, a partir das 13h30. A formação promovida SEMEEL reunirá pelo menos 40 profissionais da rede que trabalham diretamente com as crianças e adolescentes com deficiência. Entre os alunos matriculados em toda a rede, 30 possuem a Síndrome de Down. São crianças que tem o seu direito garantido de matrícula no Ensino Regular e são atendidas no contraturno nas salas de AEE. “Esse é o primeiro encontro do ano de 2018 de uma formação que vem ocorrendo há alguns anos e vai continuar pelos próximos meses. É um trabalho de aperfeiçoamento dos profissionais que lidam diariamente com os desafios da inclusão, com o objetivo de sempre promover espaços de aprendizagem a esses alunos. Nesse encontro vamos priorizar planos de atendimento educacional especializado para atender nossas crianças e adolescentes com deficiência”, explicou Selma Bedaque, coordenadora da Divisão de Educação Especial. Dia Internacional da Síndrome de Down – a data (21/03) foi criada para dar voz e visibilidade às pessoas que nasceram com a Síndrome de Down, e para defender o seu direito à inclusão em todas as esferas da sociedade, em igualdade de condições com os demais. A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças.