Quinta-feira - 23/07/2020

Segmentos do teatro e artesanato participaram dos encontros virtuais com a Cultura sobre lei Aldir Blanc

A Secretaria Municipal de Cultura segue o calendário de encontros virtuais com segmentos ligados à cultura. Nesta quinta-feira, 23, as reuniões aconteceram pela manhã com representantes do teatro local e à tarde, com representantes do artesanato. O objetivo das reuniões é um debate sobre a lei Aldir Blanc, lei emergencial do governo federal para este período de pandemia.

Pela manhã, a reunião contou com a participação de integrantes das Companhias Pão Doce, A Máscara, Escarcéu e Arruaça, Bela Trupe, Bagana, entre outros artistas independentes. “É importante esse espaço para o diálogo, para o esclarecimento”, destacou a atriz Mônica Danuta, representante da Cia. Pão Doce.

Durante as reuniões, a técnica da Secretaria de Cultura Joriana Pontes tem mostrado o objetivo da Lei Aldir Blanc. "Um dos principais pontos que destacamos é que o benefício não é cumulativo. Por exemplo, se a pessoa tiver mais de um espaço, só pode ser beneficiado por um. O responsável não pode fazer vários cadastros" explicou.

À tarde o encontro foi com os integrantes do Projeto Fazendo Arte, ligado à Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude, e de outros segmentos do artesanato. “Os recursos estão chegando no próximo mês e é fundamental que todos aproveitem e mais importante ainda, deixem um legado para a cidade. A lei traz apoio para os ateliês e através de editais. Vocês podem propor feiras, encontros e outros eventos”, destacou a secretária de Cultura Isaura Amélia.

“São poucas os representantes do Projeto Fazendo Artes que possuem o seu espaço cultural, a sua loja, o seu ateliê. Mas estamos aqui para dar todo apoio, no sentido do acompanhamento para o preenchimento do cadastro e o acesso ao benefício”, destacou Naide Bessa, coordenadora do Projeto Fazendo Arte.

As próximas reuniões serão com os segmentos Carnavalescos, poesia, música e Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros e Matriz Afro-ameríndia. Já aconteceram até o momento, além do teatro e do artesanato, encontros virtuais sobre o assunto com o Conselho Municipal de políticas Culturais, Quadrilhas Juninas, Tecnologias/Eventos, dança e artes visuais.

Representantes das companhias de teatro também participaram dos encontros virtuais