Sexta-feira - 22/05/2020

Secretaria de Saúde e Ufersa realizam Drive-thru de Vacinação contra Influenza

Na manhã desta sexta-feira (22), a Prefeitura de Mossoró, através do Setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, realizou junto com a Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), um Drive-Thru de Vacinação contra a Influenza. A ação foi realizada com o objetivo de imunizar servidores da universidade e familiares, além da comunidade em geral, que fazem parte dos grupos prioritários da 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação.

De acordo com informações repassadas pelo coordenador municipal de Imunizações, Etevaldo de Lima, foram aplicadas 230 doses da vacina durante a ação, que contou com o apoio da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Epitácio da Costa Carvalho, dos Pintos. “Na ação de hoje, foram vacinadas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação, que apresentaram documentação de comprovação exigidas. Não só da Ufersa, mas da comunidade em geral”, frisa Etevaldo de Lima.

A Secretaria de Saúde tem realizado ações especiais em parceria com algumas instituições, como uma forma inclusive de diminuir o fluxo de pessoas nas UBSs. Medida importante nesse momento em que se faz necessário evitar aglomerações e manter o distanciamento em filas, para reduzir o risco de contaminação com o novo coronavírus (COVID-19).

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está em sua 22ª edição. Este ano, o período de imunização foi antecipado, iniciando no dia 23 de março e segue até o dia 5 de junho. Dividida em três etapas, a campanha está da sua reta final, realizando a 2ª etapa da última fase, destinada a imunização de professores de instituições públicas e privadas, e adultos de 55 a 59 anos.  No entanto, Etevaldo de Lima, lembra que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários das outras fases que ainda não foram imunizados, devem procurar a UBS do seu bairro para receber a dose da vacina.

É importante ressaltar que para se vacinar é necessário apresentar documento com foto, além de algum comprovante atestando que faz parte dos grupos prioritários. Por exemplo: se for professor pode levar o crachá funcional; se for doente crônico precisa levar a prescrição médica com indicação clínica para vacina.