Segunda-feira - 03/02/2020

Viva Rio Branco: projeto que mudou hábito dos mossoroenses em relação à prática de esportes é retomado

A Prefeitura de Mossoró deu início às atividades de 2020 do projeto que mudou os domingos da cidade, o Viva Rio Branco. A retomada das atividades contou com uma série de serviços, desenvolvidos através de parcerias.

No primeiro domingo do projeto, o Viva Rio Branco contou com aula de fit dance e atendimentos de saúde, realizados pela Universidade Potiguar (UNP), aula Tai Chi com o professor Gildo Bento, e ensaio do Grupo de Frevo “Pode Inté For”.

O Secretário de Esporte e Lazer, Aldo Gondim, fez a abertura oficial do projeto em 2020, que a cada domingo conta com a participação de 3mil pessoas. “Fizemos uma pausa de um mês, para recarregarmos as energias para trabalharmos 2020, sejam bem vindos mais uma vez ao Viva Rio Branco”, destaca.

O coordenador do curso de enfermagem da UNP e do projeto Saúde na Praça, desenvolvido pela instituição, Wanderley Fernandes da Silva, afirmou que além do aulão de dança com os professores e alunos do curso de Educação Física, foram realizados serviços de saúde, fisioterapia, enfermagem, psicologia, farmácia, e avaliação odontológica em parceria com uma clínica, serviço social.

“A Fisioterapia está realizando o treino de força, resistência, e teste respiratório que é importante para quem pretende fazer alguma atividade física. Teste de glicemia, aferição de pressão arterial focado no controle desses valores e das questões cardíacas e cardiovascular, pelo pessoal da enfermagem. O serviço social dando informações sobre  a garantia de direitos, onde buscar serviços dentro da rede da Prefeitura de Mossoró. Entre outros serviços”, comenta.

Para o coordenador do Saúde na Praça, o Viva Rio Branco mudou a cultura da cidade em relação à pratica de exercícios físicos. “No início do projeto, poucas pessoas faziam algumas atividades físicas, nas vias que ainda não eram interditadas. Hoje,  a gente percebe não só no domingo, mas ao longo de toda a semana, um projeto que foi sendo desenhado ao longo dos anos, e durante toda semana a avenida toda é ocupada. E em 2019, além da Avenida Rio Branco, através do projeto Viva a Vida, outras praças da cidade foram contempladas”, frisa.

O aposentado Francisco Lourenço Neto, aproveitou os serviços de saúde para fazer aferição de pressão arterial e receber algumas orientações da equipe de enfermagem. “Estou todos os domingos aqui, e acho um projeto muito importante. A prefeitura está de parabéns, porque tem o esporte, os atendimentos de saúde, e ainda ajuda os comerciantes que tem uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra”, fala.

Grupo de Frevo anima Viva Rio Branco

Neste domingo, o público presente na Avenida Rio Branco foi surpreendido com a presença do Grupo de Frevo “Pode Inté For”, que decidiu fazer seus ensaios na avenida e contou com o apoio da Secretaria de Cultura, que liberou o espaço do antigo Cafezal do Memorial da Resistência. “A gente está pensando em fazer os ensaios aos domingos aqui no memorial, porque além de animar o público do Viva Rio Branco, ainda ajuda a divulgar nosso Trabalho”, Berg Bone líder do grupo.