Terça-feira - 06/06/2017

Prefeitura retoma convênio com Ufersa e Coex

A Prefeitura de Mossoró assinou a retomada de um convênio com a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e com o Comitê Executivo de Fitossanidade (COEX) para contratação de estagiários que vão auxiliar o trabalho da fruticultura irrigada com o objetivo de manter o município de Mossoró como área livre de Anastrefa grandis, mais conhecida como mosca das frutas.

De acordo com a secretária executiva de Agricultura e Recursos Hídricos, Katherine Bezerra, o convênio já existia desde 2014, mas estava desassistido pelo município há dois anos. “O convênio é feito a partir da Ufersa, os estagiários vão atuar em todo o município, fazendo pesquisas de campo e análises de laboratórios”, explicou.

Katherine lembrou ainda que fruticultura é a maior economia do município e se constatado a existência da mosca, os produtos não podem ser exportados. “Economicamente quando o Brasil está parado, a exportação continua crescendo”, continuou.

Mossoró tem área plantada em torno de 15 mil hectares, com quantidade produzida de 370 mil toneladas. Destinado às exportações, e responsável por um montante de 110 milhões de dólares e uma geração de 15 mil empregos diretos 60 mil empregos indiretos, representando um terço de toda a exportação do RN.