Terça-feira - 19/11/2019

Mais de 120 pessoas foram beneficiadas com cursos de capacitação no Conjunto Odete Rosado

Mais de 120 pessoas foram beneficiadas com os cursos de capacitação oferecidos pelo projeto social que beneficia os moradores de Conjunto Residencial Maria Odete Rosado. A entrega dos certificados aconteceu na tarde desta terça-feira, 19, no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, com a presença da secretária de Infraestrutura do município, Kátia Pinto.

A ação faz parte do eixo de desenvolvimento econômico do projeto social do Conjunto Maria Odete Rosado, cujos cursos foram realizados em um período de três meses. Os cursos ofertados foram de: Depilação; Design de Sobrancelhas; Corte, Costura e Modelagem; Qualidade no Atendimento e Manicure.

“Quando a gente entrega um conjunto habitacional, dentro do projeto Minha Casa, Minha Vida, também se desenvolve um projeto social para que seja realizada dentro da comunidade a descoberta das potencialidades. Então desenvolvemos atividades socioeducativas, socioambientais e de geração de renda. Neste caso, ofertamos cursos em parceria com Senac e Senai e também o transporte para que a população possa se deslocar até o local do curso”, destacou Angélica Ribeiro, representante da secretaria de Infraestrutura no projeto.

Eloisa Maria de Amorim fez curso de Design de Sobrancelha e Corte e Escova. “Eu estava em casa sem fazer nada, com o psicológico abalado, tinha muita vontade de fazer cursos nesta área. A oportunidade foi excelente, posso trabalhar na minha casa, em domicílio”, afirmou.

Francisca Duarte fez o curso de Corte, Costura e Modelagem. “Agradeço a Deus e à Prefeitura por ter proporcionado esse grande aprendizado. Eu estava me sentindo muito deprimida. No Senac eu me senti em casa, aprendi bastante”, frisou.

Daliane Rocha, subgerente do Senac, destacou que Mossoró é diferente em nível de Estado, pelos investimentos na oportunidade profissional para as pessoas. “Os resultados são incalculáveis, têm um valor imensurável para a vida dessas famílias e da sociedade. O curso básico de Modelagem e Costura, por exemplo, foi a primeira vez que executamos um curso no segmento de moda no Senac Mossoró, foi um desafio, mas valeu a pena pelo resultado na vida das pessoas”, disse.

A secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, disse que este é o primeiro projeto social desenvolvido através do programa Minha Casa, Minha Vida em Mossoró. “Em outros conjuntos habitacionais, quando eles foram ocupados existia os recursos para desenvolver ações sociais e não foi feito. Mas como tivemos o prazer de entregar o conjunto Maria Odete Rosado, começamos por ele. Fomos em busca de parceria com a Caixa, para desenvolver o projeto e este foi o único projeto no Rio Grande do Norte que deu certo e hoje é referência para outros municípios”, afirmou.

Devido ao trabalho de acompanhamento das equipes do projeto social, a ocupação do Conjunto subiu de 20% para 80%.