Quarta-feira - 23/10/2019

Prefeita recebe equipe do PROFESP para alinhar início das atividades para fevereiro de 2020

A prefeita Rosalba Ciarlini recebeu na tarde desta quarta-feira, 23, representantes do Programa Forças no Esporte (PROFESP), do Tiro de Guerra de Recife e do Ministério da Defesa, para uma visita inicial do processo de execução do Programa em Mossoró.

De acordo com o Governo Federal, O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças e jovens de ambos os sexos, a partir de 6 (seis) até os 18 (dezoito) anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. E tem por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis.

A previsão de início do programa em Mossoró será em fevereiro de 2020, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Bairro Barrocas, com 100 crianças, executado em parceria com o Tiro de Guerra local. Serão desenvolvidas aulas de balé, futebol, vôley, entre outras atividades esportivas e cívicas, em quatro turmas de 25 crianças, sendo uma turma pela manhã e três à tarde.

O coronel Silveira, de Recife, destacou que a parceria foi solicitada pela prefeita Rosalba Ciarlini em 2018, quando ela levou a proposta para o Ministério da Defesa. “O Ministério achou por bem acatar a proposta da prefeita. Estamos aqui para fazer alguns ajustes de cunho pedagógico e administrativo”, disse.

Ele explicou ainda que as ações do PROFESP são voltadas para a inclusão social. “Todos os alunos que forem matriculados no programa pertencem às escolas públicas, no caso de Mossoró, escolas municipais. Crianças e adolescentes serão selecionados pelas escolas, sendo estes os mais carentes, submetidos a maior vulnerabilidade social”, continuou.

A prefeita Rosalba Ciarlini destacou que vai ser um projeto piloto, junto ao Tiro de Guerra 07-010. “Foi escolhida a área das Barrocas, onde através do CRAS, podemos fazer um trabalho voltado para o esporte”, afirmou.

A execução do PROFESP é uma parceria da Prefeitura de Mossoró, com a Fundação Banco do Brasil, Ministério da Defesa e Ministério da Cidadania.