Quinta-feira - 19/09/2019

Escolas Antônio Fagundes e Celina Guimarães são destaques no resultado da III FECIRME

Na manhã desta quinta-feira (19) a Secretaria Municipal de Educação divulgou a relação dos projetos da III Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino (FECIRME). Dos mais de 70 projetos apresentados na feira, 22 foram selecionados para a Feira do Semiárido Potiguar, da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Além desse credenciamento a FECIRME garantiu que um projeto da feira seja também apresentado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), em São Paulo.

“É um momento de muita alegria para a Rede Municipal de Ensino divulgar os projetos selecionados para a feira da UFERSA. Alegria maior ainda em saber que desses 22 projetos um já tem vaga garantida para ir para São Paulo, apresentar o projeto na FEBRACE. Somente na realização da feira da UFERSA é que divulgaremos o projeto que irá para São Paulo”, destacou Magali Delfino, secretária municipal de Educação.

Para a realização da III FECIRME a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação, investiu R$ 72.000,00 para viabilizar a produção científica dos projetos escolares. Os projetos da Rede Municipal selecionados para a Feira do Semiárido Potiguar, da UFERSA, terão ainda a oportunidade de apresentarem suas pesquisas científicas em feiras que acontecerão em diversos estados do país, ou até mesmo em feiras internacionais.

“O resultado dessa feira é a prova que todo investimento feito pela gestão na educação tem retorno garantido. Nós temos hoje alunos de escolas públicas municipais já iniciando na pesquisa científica e levando o nome de Mossoró para outros estados e até mesmo outros países. Isso mostra que a educação pública oferecida pela gestão tem qualidade. Precisamos aumentar os investimentos para potencializar ainda mais os resultados de sucesso que nossos alunos estão conquistando”, destacou a prefeita em exercício, Nayara Gadelha.

Dos 22 projetos selecionados a Escola Municipal Antônio Fagundes emplacou 4 projetos. Outra escola de destaque foi a Escola Municipal Professora Celina Guimarães, com 3 projetos. Confira a relação:

• Proteção do sistema de bloqueador de moto – EM José Gonçalves
  • Umificador de ar caseiro - EM Ronald Pinheiro Neo Junior
  • Garrafa PET para alicerce de casas – EM Duarte Filho
  • Horta orgânica escolar – EM Duarte Filho
  • Inseticida de chá de folha do pião para combater larvas do aedes aegypti – EM Sindicalista Antônio Inácio