Tamanho da fonte


Sábado - 17/08/2019

Formação ambiental em manejo de serpentes acontece durante a Festa do Bode

Por: Comunicação

Nos dias 16 e 17, agentes de segurança de diferentes órgãos participam de uma Formação Ambiental promovida pela Diretoria executiva de Meio Ambiente e urbanismo da Prefeitura Municipal de Mossoró, através da parceria entre o Parque Ecológico Professor Maurício de Oliveira e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFERSA.

A Formação Ambiental em manejo, conservação, capturas, cuidados e identificação de serpentes foi ministrada pelos estudantes de Medicina Veterinária, Renato Lucas Bezerra e Daniela Raquel Freitas, com a orientação do professor do curso de Veterinára, Prof.º Drº Carlos Iberê.

A diretora do Parque Municipal, Raphaela Araújo,  explica que os estudantes  são estagiários do parque. Ela explica que o evento conta também com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, com a presença de Fernanda Praxedes, diretora da Unidade Básica de Saúde Moisés da Costa Lopes do Redenção, para esclarecer sobre o encaminhamento de pacientes picados por serpentes.

Segundo Fernanda Praxedes, ao chegar na UBS esses pacientes são encaminhados para o Hospital Regional Tarcísio Maia, responsável por receber esses pacientes e aplicar a dose necessária do soro antiofídico.

Na sexta-feira, 16, participaram da formação policiais da Companhia Independente de Proteção Ambiental da Polícia Militar do RN (CIPAM) e agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). No sábado, 17, a turma será formada por representantes do Corpo de Bombeiros e Agentes Municipais de Trânsito.

Para a GCM Thazya Suiany Azevedo Trigueiro, do Pelotão Ambiental da Guarda Municipal, esse tipo de formação é de suma importância para o trabalho dos agentes de segurança, já que diariamente eles registram ocorrências relacionadas a presença de serpentes em residências.  

“Em todos os nossos plantões somos chamados, as vezes mais de uma vez por dia, para fazer a retirada de animais como esses, e precisamos saber qual a melhor forma de proceder, para garantir a segurança da população, a nossa própria segurança, e do animal”, comenta.

As aulas acontecem das 18h às 21h, no Auditório do Centro de ciências biológicas e da Saúde (UFERSA). Raphaela Araújo, explica que formação foi idealizada por existir a preocupação com a segurança não só da população, mas dos próprios agentes que são as pessoas chamadas para fazer a captura dos animais.

As inscrições para o curso foram realizadas com a doação de brinquedos que serão entregues durante uma festa para comemorar o dia das crianças na comunidade do Mulunguzinho, pelos próprios agentes de segurança, em data ainda ser agendada. “Escolhemos o Mulunguzinho por se tratar de uma comunidade onde as crianças tem muito medo de policiais, como uma forma de quebrar esse preconceito”, ressalta Raphaela Araújo.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)