Sábado - 17/08/2019

Formação ambiental em manejo de serpentes acontece durante a Festa do Bode

Nos dias 16 e 17, agentes de segurança de diferentes órgãos participam de uma Formação Ambiental promovida pela Diretoria executiva de Meio Ambiente e urbanismo da Prefeitura Municipal de Mossoró, através da parceria entre o Parque Ecológico Professor Maurício de Oliveira e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFERSA.

A Formação Ambiental em manejo, conservação, capturas, cuidados e identificação de serpentes foi ministrada pelos estudantes de Medicina Veterinária, Renato Lucas Bezerra e Daniela Raquel Freitas, com a orientação do professor do curso de Veterinára, Prof.º Drº Carlos Iberê.

A diretora do Parque Municipal, Raphaela Araújo,  explica que os estudantes  são estagiários do parque. Ela explica que o evento conta também com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, com a presença de Fernanda Praxedes, diretora da Unidade Básica de Saúde Moisés da Costa Lopes do Redenção, para esclarecer sobre o encaminhamento de pacientes picados por serpentes.

Segundo Fernanda Praxedes, ao chegar na UBS esses pacientes são encaminhados para o Hospital Regional Tarcísio Maia, responsável por receber esses pacientes e aplicar a dose necessária do soro antiofídico.

Na sexta-feira, 16, participaram da formação policiais da Companhia Independente de Proteção Ambiental da Polícia Militar do RN (CIPAM) e agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). No sábado, 17, a turma será formada por representantes do Corpo de Bombeiros e Agentes Municipais de Trânsito.

Para a GCM Thazya Suiany Azevedo Trigueiro, do Pelotão Ambiental da Guarda Municipal, esse tipo de formação é de suma importância para o trabalho dos agentes de segurança, já que diariamente eles registram ocorrências relacionadas a presença de serpentes em residências.

“Em todos os nossos plantões somos chamados, as vezes mais de uma vez por dia, para fazer a retirada de animais como esses, e precisamos saber qual a melhor forma de proceder, para garantir a segurança da população, a nossa própria segurança, e do animal”, comenta.

As aulas acontecem das 18h às 21h, no Auditório do Centro de ciências biológicas e da Saúde (UFERSA). Raphaela Araújo, explica que formação foi idealizada por existir a preocupação com a segurança não só da população, mas dos próprios agentes que são as pessoas chamadas para fazer a captura dos animais.

As inscrições para o curso foram realizadas com a doação de brinquedos que serão entregues durante uma festa para comemorar o dia das crianças na comunidade do Mulunguzinho, pelos próprios agentes de segurança, em data ainda ser agendada. “Escolhemos o Mulunguzinho por se tratar de uma comunidade onde as crianças tem muito medo de policiais, como uma forma de quebrar esse preconceito”, ressalta Raphaela Araújo.