Terça-feira - 16/04/2019

Prefeitura renova recursos de tecnologia para alunos com deficiência

A Secretaria Municipal de Educação adquiriu novos recursos de tecnologia assistiva para renovação de equipamentos de acessibilidade para os alunos com deficiência, transtorno do espectro autismo (TEA) e altas habilidades da Rede Municipal de Ensino. A aquisição contempla:

• Teclados expandidos que viabilizam a produção de escrita e auxiliam no processo de alfabetização, permitindo a pesquisa e exploração de ambientes virtuais.
  • Comunicador de voz que permite fazer perguntas, esclarecer dúvidas, responder avaliações e escolher atividades.
  • Teclados com colmeia para dificuldades motoras.
  • Mouses adaptados, softwares para produção de pranchas de comunicação aumentativa e alternativa.

Para o uso destes recursos e aprimoramento de práticas pedagógicas de acessibilidade na escola os professores especializados realizam formação contínua para encontrar meios que facilitem na prática a inclusão dos alunos com deficiência. Os alunos com deficiência da Rede Municipal de Ensino só terão acesso a esses recursos se estiverem matriculados no Atendimento Educacional Especializado (AEE), em horário diferente da sua matrícula no Ensino Regular.

“A aquisição desse material fortalece a política de inclusão na Rede Municipal de Ensino e reflete que a atual gestão encara a Educação Especial como prioridade, viabilizando o acesso escolar às crianças e adolescentes que possuem deficiência, autismo ou altas habilidades”, destacou Magali Delfino, secretária municipal de Educação.