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Terça-feira - 02/04/2019

Alunos autistas da Rede Municipal são assistidos no Atendimento Educacional Especializado

Por: Comunicação

Nesta terça-feira, 02, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Na Rede Municipal de Ensino, dos 21.000 mil alunos matriculados em todas as etapas de ensino, cerca de 1,15% são autistas, e eles estão presentes tanto na Educação Infantil, como no Ensino Fundamental, seja nos Anos Iniciais ou nos Anos Finais. Todos os 241 alunos que possuem o Transtorno do Espectro Autista têm à disposição a rede de apoio do AEE (Atendimento Educacional Especializado) que objetiva encontrar alternativas de ensino que potencializam o desenvolvimento na aprendizagem dos alunos com deficiência.

“Os números de crianças com autismo na Rede Municipal de Ensino cresceram vertiginosamente nos últimos anos. Não só pelos diagnósticos que estão se tornando cada vez mais comum, mas também pela chegada de alunos oriundos das outras redes. É um desafio preparar todo um sistema de acolhimento para permitir que as crianças autistas tenham efetivamente a inclusão na sua rotina escolar. Não é só receber o aluno autista e garantir sua matrícula, mas principalmente garantir a esse aluno meios para seu aprendizado e desenvolvimento”, destacou a secretária municipal de Educação, Magali Delfino.

O AEE na Rede Municipal de Ensino possui 24 salas de recursos multifuncionais espalhadas em diversas escolas que funcionam como polo prestando Educação Especial a todo e qualquer aluno com deficiência que necessite do acompanhamento. São ao todo 37 professores especialistas aptos a fazerem o atendimento especializado que atuando nas 24 salas de recursos multifuncionais. Todos os alunos com autismo, além da matrícula no Ensino Regular, têm também o direito da matrícula, no contra turno, no AEE fazendo uso das salas de recursos multifuncionais.

“São 241 alunos com autismo nas Unidades de Educação Infantil e nas escolas de Ensino Fundamental. Desse número 150 crianças estão de fato sendo acompanhadas pelos professores especializados no AEE, através das salas de recursos multifuncionais. E esse acompanhamento é fundamental para o desenvolvimento das crianças autistas. É no AEE que os professores trabalham diretamente com esses alunos, e além disso, ainda acompanha a rotina do aluno na sala de aula no Ensino Regular. Esse trabalho faz toda a diferença no desenvolvimento das crianças. Os pais dos outros alunos autistas que não estão matriculados no AEE devem procurar a escola para que seus filhos tenham esse direito garantido”, explicou Selma Bedaque, coordenadora da Educação Especial.

No dia em que se celebra a Conscientização Mundial do Autismo a Escola Municipal Izabel Fernandes, no bairro Aeroporto, realizou uma roda de conversa com a comunidade e com os pais sobre o Autismo. O tema do debate foi “E se fosse seu filho”, conduzido por uma mãe que faz parte da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região (AMOR). O objetivo foi trazer a mãe de um autista para que ela compartilhasse suas experiências. “Foi uma manhã inteira de compartilhamento de experiências. Nossa proposta foi envolver toda a comunidade sobre o tema autismo. Trouxemos membros da AMOR para relatos de experiências que contribuem com a quebra do preconceito e que fortalecem a política de inclusão na escola pública”, disse Márcia Oliveira, supervisora da Escola Municipal Izabel Fernandes.


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