Sexta-feira - 08/03/2019

Indústria e serviços foram setores que mais contrataram em Mossoró em janeiro

Divulgado pelo Ministério do Trabalho no final de fevereiro, o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontou que em Mossoró, no mês de janeiro, os setores de serviços e de indústria de transformação foram o que mais contrataram. Enquanto o setor de serviços ficou com saldo de 325 vagas de emprego criadas, a indústria de transformação obteve um resultado positivo de 56 postos de trabalho formais.

Entre os setores que tiveram pior resultado, a agropecuária foi a responsável pelo maior saldo negativo de empregos. Entre contratações e desligamentos, o setor obteve um saldo negativo de 487 vagas. Esse resultado impactou no saldo de empregos total de Mossoró em janeiro, que ficou negativo em 376 postos de trabalho. “Com o período de entressafra na agropecuária é esperado esse número maior de desligamentos do setor, que tem grandes empresas que fazem grandes levas de contratações e desligamentos”, avalia o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Lahyre Rosado Neto.

“Em 2018, Mossoró encerrou o ano com saldo positivo de emprego pela primeira vez nos últimos quatro anos, segundo CAGED. Desde 2017 iniciamos um trabalho forte para apoiar a manutenção e ampliação das empresas já existentes e atração de novos negócios para Mossoró, além da qualificação de mão de obra e intermediação de emprego. E o resultado veio em 2018, onde Município terminou o ano com saldo positivo pela primeira vez nos últimos quatro anos”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Lahyre Rosado Neto.

Apesar do saldo negativo de empregos em janeiro, a expectativa é de que para 2019 a empregabilidade continue a crescer como em 2018, principalmente com o incremento do turismo que ganhou reforço com a retomada do aeroporto. “Estamos trabalhando, buscando parcerias e fortalecendo nossa economia em vários segmentos. O turismo é um vetor importante dessa retomada e temos trabalhado também nesse sentindo. É valorizando o que temos e atraindo novos negócios que Mossoró vai seguir seu caminho de desenvolvimento”, concluiu o secretário.

Veja o saldo de empregos por setor em Mossoró

• Extrativa mineral: -24
  • Indústria de transformação: 56