Quinta-feira - 09/11/2017

Prefeitura realiza ações voltadas para moradores de rua

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou na noite de hoje, na praça da Catedral, diversas ações voltadas para os moradores de rua. Foram disponibilizados serviços de saúde, inclusão no Cadastro Único, orientações para acesso a serviços socioassistenciais, emissão de documentos, além de apresentações artísticas.

"É de grande importância esse momento, onde garantimos os direitos dos moradores, que muitas vezes perdem documentos e também não tem a oportunidade de cuidar da saúde de forma adequada. Estamos fazendo uma orientação para que o município chegue junto a essa população para garantirmos direitos", destacou a Secretária de Desenvolvimento Social e de Juventude, Lorena Ciarlini.

Marcela Vieira, coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), explicou que o município vem realizando um acompanhamento semanal com os moradores de rua. "Estamos trazendo direitos a população. O CREAS vem desenvolvendo ações duas vezes por semana com eles para podermos pensar em estratégias para atendermos essa população", disse.

O morador de rua Francisco das Chagas aprovou os serviços oferecidos pelo município. "Isso é muito importante para gente que vive aqui na rua e para a nossa saúde. Tomei injeção de hepatite e tétano que estava precisando, além do exame da glicose. Nós que vivemos aqui na rua corremos um risco muito grande de pegarmos alguma coisa. Já que não temos cuidado com a nossa saúde, fico satisfeito que nos procurem", comemorou.

As ações realizadas hoje foram promovidas em parceria do CREAS com as secretarias municipais de Cultura, Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Igreja Sagrado Coração de Jesus e alunos do curso de psicologia da Universidade Potiguar.