Sexta-feira - 30/11/2018

Prefeitura e CEF unem esforços para agilizar cálculos individualizados de FGTS dos servidores

Prefeita cobra agilidade e solicita atendimento especial para servidores junto a Caixa Em reunião nesta sexta-feira (30), a Prefeita Rosalba Ciarlinni pediu agilidade na liberação dos recursos do FGTS ao gerente geral da Caixa Econômica Federal, Juliermes Torres e ao Secretário Municipal de Administração, Pedro Almeida. O processo está em fase de cálculo individualizado de valores para que o recurso possa então ser liberado. A Prefeita afirmou que o direito dos servidores está assegurado e que o montante para o pagamento já está em conta, mas que o processo de liberação dos recursos para cada servidor exige que seja feita a individualização dos valores. “Cada um dos 2780 servidores tem direito a um montante diferente correspondente ao valor do seu salário e tempo de serviço. Por isso, estou solicitando a Caixa Econômica e a Secretaria Municipal de Administração que unam esforços para agilizar a liberação  desse pagamento”, afirmou Rosalba. Durante o encontro, o gerente geral do banco informou que já disponibilizou os sistemas e uma equipe para dá suporte ao município, no assessoramento que a Prefeitura precisa para concluir o processo de individualização desses valores. “A Prefeita Rosalba tem nos cobrado insistentemente que esse processo seja agilizado, que é o interesse do município seja feito no menor espaço de tempo possível. Porque não basta pegar o montante que a Prefeitura já depositou em conta e dividir em partes iguais. E esse é um processo trabalhoso porque é um banco de dados de servidores antigo que não está totalmente informatizado”, explicou Juliermes Torres. Também foi solicitado que a Caixa Econômica Federal formate um serviço especial para atender com mais agilidade esses servidores.  “A Prefeita nos pediu que fosse viabilizado uma alternativa de um atendimento mais ágil para esses servidores. Vamos buscar um horário diferenciado de atendimento e formatar essa política de atendimento para esses servidores”, antecipou o gerente do banco. Os casos específicos de herdeiros, pensões e inativos deverão procurar a Caixa Econômica Federal para apresentar a documentação que habilita ao recebimento dos valores. Além disso,  os servidores que são clientes Caixa vão ter os recursos creditados diretamente em conta.  Aqueles que já estiverem aposentados e não tiverem conta na CEF deverão procurar o banco para receber.