Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)
A Prefeitura de Mossoró realizou nesta terça-feira (30) atividades voltadas à Semana do Meio Ambiente, integrando diversas ações simultaneamente, com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino, universitários, associações de catadores de recicláveis, ONGs e população em geral.
“Para tanto, o município de Mossoró, na edição de 2023 da Semana do Meio Ambiente traz como tema ‘Resíduos Zero, Mossoró Sustentável’. A segunda maior cidade do Estado aborda esse tema, além de assuntos estratégicos para a cidade. É a oportunidade dos cidadãos, comunidade acadêmica e dos técnicos das secretarias municipais conhecerem as ações que são realizadas no município, além de avançarmos na discussão desse tema”, destaca Márcia Egina, gerente-executiva de Educação Ambiental.
Hilquias Sabino é embaixador do Instituto Lixo Zero e ministrou a palestra “Soluções para Poluição Plástica”. “Estamos trabalhando especificamente sobre a poluição dos plásticos, as soluções que temos para essa problemática, que não em nível local, mas que é em nível mundial. Sabemos hoje o quanto tem impactado as nossas vidas e principalmente a vida do planeta. Hoje, vivemos limitados muitas vezes à mudança de atitudes, justamente porque não conhecemos, na verdade, os impactos que esse plástico tem causado”, disse.
REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS
Materiais que seriam descartados podem, sim, se reverterem em arte e fonte de renda, avalia Jéssica Rodrigues, que integra a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró (Ascamarem).
Jéssica participou da oficina de confecção de pufes com garrafas pet, uma das iniciativas que fazem parte da programação da “Semana do Meio Ambiente”. Ela destacou a importância da oficina, como mais uma forma de aumentar sua renda. “Estou gostando, aprendendo e vou fazer para usar em casa, vender e aumentar minha renda”, disse.
“Nada se perde, tudo se recicla, tudo vira arte, tudo volta ao ciclo da reciclagem. Vemos tanta coisa, imagine o crime que está sendo perpetrado, com a criação de ilhas de plástico no oceano. Esse mesmo material é o que estamos usando aqui, gerando renda e, ao mesmo tempo, estamos preparando o futuro para nossos netos”, declarou Ronaldo Nunes, presidente da Ascamarem.
Ao longo da programação da semana, técnicos do município e do Estado e professores das universidades instaladas em Mossoró estarão ministrando oficinas, palestras, mesas-redondas, além da realização de trilhas ecológicas dialogadas.