Por: Italo Bruno
Foto: Divulgação/PMM
Representantes de forças de segurança do município participam do primeiro Estágio Técnico de Elaboração do Plano de Defesa do país realizado no Rio Grande do Norte. O objetivo principal do plano é estabelecer um protocolo de ação eficaz na abordagem estratégica a possíveis situações de crise. O evento, que teve início no último dia 21, vai até esta sexta-feira, 25, em Natal, e conta com a colaboração da segurança pública e do Ministério da Justiça.
O estágio serve para equipar os agentes de segurança pública com habilidades e ferramentas necessárias para enfrentarem situações desafiadoras. Durante a semana de treinamento, os participantes puderam absorver diversos conteúdos e atividades, incluindo debates, análise de ameaças, coordenação de respostas de emergência, técnicas avançadas de comunicação, além de palestras e trocas de experiências.
O treinamento conta com a colaboração de especialistas e profissionais qualificados e experientes em segurança de todo o país, buscando identificar e abordar os desafios específicos enfrentados pelas instituições financeiras (os assaltos a agências bancárias) e forças de segurança, em situações de ameaça e ataque (a “tomada” de cidades). Além disso, buscam se aperfeiçoarem na capacidade de minimizar os riscos e ampliar a segurança, seja dos cidadãos ou dos profissionais envolvidos na defesa.
O evento reúne representantes das principais forças de segurança, tanto a nível local quanto regional e nacional, como membros da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Polícia Militar de Alagoas, Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional, Agentes Penitenciários Federais, Ministério da Justiça, além de outras importantes forças, em uma iniciativa que visa criar um plano de ações e reações para casos excepcionais e de alto risco.
Representando o município de Mossoró estiveram: o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) Thiago Fernandes, o diretor de Mobilidade Urbana, Luís Correia e o instrutor da Guarda, GCM Bueno.
Na ocasião, os participantes foram orientados a identificar áreas vulneráveis, desenvolver estratégias de patrulha eficazes e estabelecer protocolos de reação. O momento também trouxe atividades práticas em simulações realistas de situações de crise, permitindo-lhes aplicar os conhecimentos adquiridos em cenários controlados, porém desafiadores.
Além das habilidades técnicas, o estágio também enfatizou a importância das habilidades interpessoais. Os presentes foram incentivados a desenvolver suas capacidades de comunicação em situações de alta pressão, aprimorando seu poder de acalmar e gerenciar o público durante situações críticas de emergência.
Ao participar de eventos dessa magnitude, a segurança do município de Mossoró investe no aprimoramento contínuo e reafirma seu compromisso de proporcionar um ambiente seguro e cada vez mais protegido para toda a população. Além disso, representa mais um passo firme em direção a um futuro, onde a segurança também é prioridade.