Por: Edinaldo Moreno
Foto: Divulgação/PMM
Representação da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) está participando do evento “O valor da natureza na agricultura e nos sistemas alimentares”, que marca o encerramento do projeto TEEB Agricultura e Alimentos Brasil.
O encontro está sendo realizado em Natal e discute a agricultura urbana, debatendo a temática e as possibilidades de projetos, além de conhecer as experiências exitosas.
A agricultura urbana difere da tradicional (rural) em vários aspectos. O principal aspecto no qual a agricultura urbana difere da rural, no entanto, é o ambiente. Raniere Barbosa, gerente executivo de Desenvolvimento Rural, destaca que Mossoró está participando desta discussão no Rio Grande do Norte.
“Existe uma discussão da agricultura urbana em todo o Brasil. Mossoró está participando dessa discussão no Rio Grande do Norte, juntamente com três ministérios que estão puxando esse debate. A ideia é que possa mapear esses espaços de produção da agricultura urbana, que a gente faz em espaços públicos e também com apoio da consultoria e assistência técnica e palestras”.
A agricultura urbana é realizada em pequenas áreas em uma cidade, ou no seu entorno (peri-urbana), e destinada à produção de cultivos para utilização e consumo próprio ou para a venda em pequena escala, em mercados locais.