Terça-feira - 01/02/2022

Programação do “Janeiro Branco” foi encerrada com trabalhadores do SAMU

Foto: Divulgação/PMM

O mês de janeiro em Mossoró foi marcado por ações voltadas para o cuidado com a saúde da mente. Todas as atividades foram desenvolvidas e destinadas a conscientizar e sensibilizar sobre a importância da saúde mental. Esse foi o objetivo da campanha “Janeiro Branco”, promovida pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde.

O encerramento das atividades do “Janeiro Branco” aconteceu na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e foi marcado por uma palestra proferida pelo médico Ighor Marx. O tema abordado foi cuidado com a saúde mental com ênfase em orientar o trabalho dos servidores que atuam no SAMU Mossoró.

A campanha teve como tema: “Quem cuida da mente, cuida da vida” e deixa claro que o cuidado com a saúde mental vem se tornando cada vez mais necessário. Alguns transtornos foram evidenciados e se tornaram cada vez mais presentes na vida da população brasileira. Os transtornos de humor, como a depressão e ansiedade, passaram a ser um problema de saúde pública mundial.

Com a pandemia, os problemas ligados à saúde mental em pessoas que não possuíam histórico de adoecimento mental começaram a apresentar os sintomas. Outro problema que também surgiu durante a pandemia foi a ausência das pessoas que já faziam acompanhamento ou tratamento nas unidades locais. Todas as ações da campanha local foram desenvolvidas nas unidades de atenção especializada à saúde mental.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde Mental da SMS, Kaliane Fernandes, os cuidados com a saúde mental devem acontecer em todas as fases da vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Os sinais de alerta com a saúde mental podem ser expressados através de Isolamento de pessoas ou atividades que antes despertavam interesse. “A baixa autoestima; sentimento de desprazer diário; medos imaginários/fantasmáticos; uso abusivo de álcool e outras drogas e agressividade são reações que podem significar adoecimento mental e precisam de atenção.

A programação constou de palestras que foram desenvolvidas nas unidades destinadas ao tratamento e acolhimento e teve como objetivo capacitar os profissionais que atuam no setor. Foram realizadas palestras, orientações panfletagens e locais públicos, entre outras ações.