Quarta-feira - 17/05/2023

Prefeitura lança “Prêmio Ideb Mossoró Cidade Educação” nesta quinta-feira

Por: Maricelio Almeida
Foto: Arquivo | Allan Phablo (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró lança nesta quinta-feira (18), às 9h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, o “Prêmio Ideb Mossoró Cidade Educação”. A iniciativa reconhecerá escolas, professores e alunos que se destacarem no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), concedendo premiações em dinheiro que superam o valor de R$ 500 mil.

Durante o lançamento, o prefeito Allyson Bezerra e a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, detalharão os critérios para a concessão do prêmio, que contemplará as unidades de ensino que alcançarem as três maiores notas do Ideb e as três unidades com o maior avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em relação à edição anterior, além de professores polivalentes do 5º ano e professores de Língua Portuguesa e Matemática do 9º ano das escolas premiadas em 1º lugar.

Os alunos com maiores notas nas escolas premiadas e os alunos que participarem das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nas escolas com avanço no Ideb também serão contemplados.

Na edição de 2021, Mossoró obteve posição de destaque no Ideb. A cidade alcançou o 1º lugar no Rio Grande do Norte, quando observado o resultado de municípios com população acima de 65 mil habitantes, como Ceará-Mirim, Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

As médias da Rede Municipal nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental também foram superiores aos índices da Rede Estadual nas mesmas faixas de ensino e também aos números da cidade de maneira geral, levando em consideração as escolas públicas. O objetivo do “Prêmio Ideb Mossoró Cidade Educação” é elevar ainda mais esses indicadores, contribuindo para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino ofertado em Mossoró.