Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)
Nesta terça-feira (14), a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), reuniu agricultores mossoroenses para repassar os critérios para participação no Programa Semear 2024. O encontro ocorreu no Parque de Exposições Armando Buá e contou com boa participação de agricultores.
O Programa Semear incentiva o pequeno agricultor familiar através do fornecimento gratuito de óleo diesel para o corte de terra na zona rural de Mossoró. Cada um recebe uma quantidade definida pela Seadru. O programa existe há mais de 20 anos e ajuda aos produtores rurais das comunidades a produzirem os frutos da terra necessários à subsistência e ao crescimento da renda familiar.
Titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Faviano Moreira destacou que o objetivo da reunião foi repassar as informações sobre a próxima edição do programa, como também as previsões para o próximo período chuvoso na região de Mossoró.
“Estamos reunindo as lideranças e passaremos novamente os critérios de participação do programa. Vamos liberar o acesso às lideranças dos agricultores inscritos em 2023, todos já estão pré-inscritos e as lideranças voltarão para as comunidades e irão confirmar esses nomes e trarão novamente à Secretaria para efetivamente termos o quantitativo de agricultores em 2024 que serão contemplados com o nosso programa de corte de terra”.
Presidente do Sindicato da Lavoura de Mossoró, Francisco Gomes de Melo ressaltou a importância do programa para o agricultor mossoroense. O Programa Semear está amparado pela Lei n.º 3.301, de 21 de agosto de 2015. Ele tem por finalidade atender a grupos de agricultores familiares com caráter contínuo, executado no primeiro semestre de cada ano, observando o período chuvoso da região. Tem direito ao programa o agricultor que disponha de área menor que quatro módulos rurais; que utilize predominantemente mão de obra familiar; e que tenha renda familiar originada da atividade econômica vinculada ao próprio estabelecimento.
“Quero inicialmente parabenizar a ação da Prefeitura de Mossoró por essa reunião de preparação do Programa Semear 2024. É uma ajuda muito importante. O corte de terra tem melhorado bastante a questão da qualidade de vida do agricultor”, frisou Chico do Sindicato, como é mais conhecido o presidente da entidade.
A agricultora Solange Silva participou da reunião e falou da expectativa para o próximo período chuvoso e também ressaltou a importância do programa para o agricultor. “Estamos com expectativa de um bom inverno no próximo ano. Graças a Deus, o programa está cada vez mais melhorando a vida dos agricultores. A gente fica na expectativa para chegar o programa de corte de terra para poder fazer o nosso trabalho na comunidade”, disse a representante dos agricultores da APAMA, localizada no polo Maísa.
PALESTRA
Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), José Espíndola realizou a palestra “Inverno 2024: Perspectivas para a região de Mossoró e Programa Semear 2024”. Ele abordou as previsões de chuvas para o próximo ano na região.
“As primeiras previsões de chuvas para o ano seguinte começam a ser realizadas agora. A gente tem estudado mais de 30 modelos de previsão de chuva, sendo modelos internacionais e nacionais. Eles são rodados para três e três meses. Esses modelos consideram o Oceano Pacífico e nós temos a formação do El Niño no Pacífico, que está sendo chamado de Super El Niño, porque as temperaturas no Oceano Pacífico estão muito altas”, informou o professor.
Neste ano, a Prefeitura de Mossoró investiu mais de R$ 600 mil no programa corte de terra. No total, foram distribuídos mais de 100 mil litros de óleo diesel para os agricultores mossoroenses. Cada agricultor recebe, em média, 22 litros do combustível para realização do corte de terra. O programa beneficiou mais de quatro mil agricultores em 2023.