Por: Thiago Braga
Foto: Divulgação/PMM
A Prefeitura de Mossoró, em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética do RN, promoveu oficina de atualização em lesões cutâneas, na sexta-feira (17). A capacitação foi voltada aos técnicos de enfermagem e enfermeiros com atuação na Atenção Primária em Saúde (APS) do município.
O encontro aconteceu no auditório da Faculdade de Enfermagem (FAEN) da UERN. A oficina teve como objetivo qualificar os profissionais de enfermagem para assistência às pessoas com descontinuidade da pele, dentre elas pessoas com neuropatia diabética periférica, úlceras vasculares, pessoas com lesões por pressão, etc.
A oficina foi ministrada pela professora Erica Louise de Souza Fernandes Bezerra, especialista em Dermatologia e Tratamento de Feridas. A profissional abordou a metodologia Objective Structured Clinical Examination (OSCE), conhecida no Brasil como Exame Clínico Objetivo Estruturado. Ela dialogou sobre raciocínio clínico e a tomada de decisão do profissional de enfermagem baseada em evidência científica. Ademais, trazendo as principais atualizações da área para que o Sistema Único de Saúde (SUS) seja resolutivo no cuidado a pessoa com lesão cutânea.
O curso é mais uma qualificação ofertada aos profissionais para fortalecer as políticas públicas na área da saúde. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visa estruturar um serviço em rede aos pacientes que têm feridas crônicas e descontinuidade da pele em todas as idades.