Tamanho da fonte

 Saúde
Segunda-feira - 27/11/2023

"Novembro Azul": Mutirão de saúde é realizado na comunidade rural Jucuri

Por: Thiago Braga
Foto: Divulgação/PMM

A Prefeitura de Mossoró e seus parceiros realizaram uma série de ações alusivas à campanha “Novembro Azul” na comunidade Jucuri, zona rural. O público masculino recebeu diversos serviços de saúde e ainda ultrassonografias, promovidas no projeto voluntário do médico Alexandre Avelino Moreira Maia.

A programação do mês temático de prevenção ao câncer de próstata foi realizada nesta sexta-feira (24). A iniciativa aconteceu na Unidade Básica de Saúde Izabel Bernadete de Araújo e contou com boa adesão do público com a participação de homens de toda a região do polo.

“É muito importante o trabalho de trazer esses benefícios em favor do homem. O homem do campo é muito necessitado de certos tratamentos. Isso é algo de muita importância, essa ação que vocês estão fazendo aqui. Espero que continue para melhorar a saúde do homem e que possamos ter mais vezes. Agradeço primeiramente a Deus de ter vocês e pela participação na ação em prol da minha saúde”, disse João César, morador do assentamento Cristais.

O senhor Antônio Monteiro de Lisboa também reconheceu a pertinência da ação para cuidado com sua saúde. “Estou muito satisfeito com essa ação aqui na unidade de saúde. O benefício que trouxe para mim é muito grande, ajuda as pessoas da comunidade que não têm como ir a Mossoró. Aqui na UBS temos o apoio dos funcionários e de toda a equipe”, declarou o morador da comunidade Cabelo de Nego.

Os pacientes receberam diversos serviços de saúde, inclusive consulta médica, orientações e informações sobre a prevenção ao câncer de próstata e outras doenças. “A gente sabe que o câncer de próstata, infelizmente, ainda mata muitos homens. O homem tem uma tendência menor a buscar a unidade básica de saúde. Com essa atividade aproveitamos para convocar e para estimular os homens com esse autocuidado, principalmente com o câncer de próstata. Estamos realizando atividades de práticas integrativas, fitoterapia, cuidados com a saúde local, cuidados com a hipertensão e diabetes”, destacou Dr. Bruno Vinícius, médico.

Na ocasião, os homens ainda passaram por ultrassonografias, ofertadas pelo médico Alexandre Avelino Moreira Maia, num projeto voluntário desenvolvido em Mossoró. “O serviço de ultrassom vindo às comunidades mais distantes da zona urbana facilita muito a investigação e o cuidado. Uma iniciativa que facilita o acesso dos homens ao exame, não sendo necessário eles se deslocarem a Mossoró. É maravilhoso para a gente ter profissionais como o doutor Alexandre e a enfermeira Luciana, facilitando os atendimentos na comunidade de Jucuri”, acrescentou o médico da unidade, Dr. Bruno Vinícius.

Além das ultrassonografias, o mutirão de saúde ofertou vacinação, testagem rápida para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, orientações nutricionais, informações médicas, corte de cabelo, entre outros serviços.

“NOVEMBRO AZUL” – A campanha “Novembro Azul” tem o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que no Brasil é o mais frequente entre os homens depois do câncer de pele. Trata-se do maior movimento em prol da saúde masculina.

O movimento “Novembro Azul” visa conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Além disso, incentiva a prática de exercícios, alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental. E ainda, a realização periodicamente do exame da próstata, conforme recomendação dos médicos especialistas.

PRÓSTATA — A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa aproximadamente 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Está localizada abaixo da bexiga e sua função é produzir e armazenar o líquido prostático que, com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos, formam o sêmen.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)