Por: Thiago Braga
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)
A Prefeitura de Mossoró realizou na manhã desta quarta-feira (9), no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, solenidade de abertura da campanha “Mês da Primeira Infância” 2023. As atividades da programação são promovidas com destaque para o trabalho desenvolvido pela gestão pública e parceiros para garantia dos direitos das crianças.
A campanha acontece em todo o país no mês de agosto. O período é voltado à promoção e conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes, às crianças de até seis anos e às famílias. A primeira infância compreende o período de zero a seis anos.
”Agosto é um mês de muita potência na política voltada à defesa dos direitos da criança. Nós temos várias ações sendo desenvolvidas nos CRASs, nas UBSs, nas UEIs. Hoje, estamos num momento importante para reafirmar o compromisso do município de Mossoró em desenvolver ações para proteger e promover o perfeito desenvolvimento das crianças na sociedade”, informou Erison Natécio, secretário municipal de Assistência Social e Cidadania.
No “Mês da Primeira Infância”, as ações são abordadas junto à sociedade buscando dar visibilidade à pauta, destacando a garantia dos direitos das crianças, por meio do trabalho realizado pelo poder público. “Desde a concepção do bebê começamos a entregar os direitos, assegurando o pré-natal e cuidados à mãe, inclusive, parto e pós-parto. Depois, realizamos todo o acompanhamento do bebê com vacinação, entrega de medicamentos e disponibilidade de especialistas. Além disso, integração com as áreas de Educação e Assistência Social, desenvolvendo uma série de serviços para promoção da saúde das nossas crianças”, frisou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.
As ações da campanha são realizadas de forma integrada nos âmbitos nacional, estadual, distrital e municipal. Em Mossoró, as ações são realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME) e instituições parceiras.
“Nós atuamos com o programa ‘Criança Feliz’ que contribui de forma direta para o desenvolvimento da primeira infância. Hoje, temos equipes que realizam o acompanhamento a crianças de zero a seis anos, gestantes nas residências, trabalhando conforme as suas necessidades. Nós trabalhamos temáticas segundo as necessidades dos usuários e recursos para o desenvolvimento infantil”, explicou Denisa Praxedes, coordenadora do programa “Criança Feliz”.
Iany Bessa, representante da ONG Avante – Educação e Mobilização Social, destacou a importância do trabalho realizado em Mossoró. “Precisamos pensar a primeira infância de uma forma global e nos municípios trabalhando de forma intersetorial. Aqui em Mossoró, nós trabalhamos com o ‘Primeira Infância Cidadã’ (PIC), fomentando o diálogo entre os setores que compõem Educação, Saúde e Assistência Social. No momento, estamos realizando o trabalho de apoio ao Plano Municipal da Primeira Infância, alinhando o documento para ele ser publicado. Mossoró já possuía um plano que passou por uma revisão e estamos em fase de alinhamento para os próximos encaminhamentos.