Quinta-feira - 31/08/2023

Mais de 130 pessoas são capacitadas em cursos do programa "Mossoró Rural" em 2023

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM/ARQUIVO)

O programa “Mossoró Rural”, realizado pela Prefeitura capacitou neste ano mais de 130 homens e mulheres na zona rural. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) levou para comunidades rurais cursos relacionados à produção de polpas, inclusão digital para agricultores e filhos de agricultores, operação e manutenção de tratores e de retroescavadeira.

O curso de produção e conservação de polpas de frutas, realizado nas comunidades Vingt Rosado, Quixaba, Hipólito, Jucuri e Apama, capacitou 56 pessoas, sendo grande parte mulheres. O curso de Inclusão Digital ocorreu em Passagem de Pedra e teve a participação de 20 agricultores e filhos de agricultores que aproveitaram a iniciativa.

Curso "Inclusão Digital" realizado na comunidade Passagem de Pedra. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM/ARQUIVO)

Já o curso “Operação e manutenção de tratores e arados agrícolas” capacitou 42 pessoas nas localidades de São Romão, Apama e Assentamento Favela/Mulunguzinho. Deste total, destaca-se a participação de duas mulheres. Por fim, o curso “Retroescavadeira”, realizado no Assentamento Terra da Esperança, teve 15 pessoas capacitadas.

Titular da Secretaria de Agricultura de Mossoró, Faviano Moreira destaca que um dos objetivos do programa “Mossoró Rural” é realizar a capacitação do homem e da mulher do campo nas mais diversas áreas e comunidades trabalhando o foco produtivo que aquela comunidade possui.

“Nós fizemos cursos neste ano que foram desde a fabricação de polpas até passando para manutenção de operador de tratores e de retroescavadeiras. Mais de 130 pessoas foram capacitadas. São homens e mulheres que agora estão aptos a trabalharem dentro de seus lotes, suas comunidades, ou mesmo prestando serviço a alguma empresa. O ‘Mossoró Rural’ dá condição técnica e dignidade ao homem e a mulher do campo”.

Curso de polpas de fruta realizado no Assentamento Hipólito. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM/ARQUIVO)

"MOSSORÓ RURAL"

Na sua fase inicial, o programa "Mossoró Rural" já beneficiou mais de 1.000 produtores rurais diretamente, e cerca de 5.000 indiretamente. O investimento total ultrapassou R$ 1 milhão, proveniente tanto da Prefeitura de Mossoró quanto do Sebrae. Cerca de 100 comunidades rurais foram atendidas até o momento.

Para o ano corrente, a Prefeitura planeja ampliar o programa, firmar um convênio com o Sebrae e investir R$ 1,6 milhão em todas as cadeias produtivas de Mossoró, buscando fortalecer ainda mais o setor agrícola local.

CURSOS REALIZADOS EM 2023

▪️Produção e conservação de polpas de fruta (56)

- Vingt rosado: 9 mulheres - 2 homens

- Quixaba: 14 mulheres