Por: Thiago Braga
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)
A falta de energia elétrica que atingiu o país na manhã desta terça-feira (15) não comprometeu o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Mossoró. A prestação dos serviços nas três unidades seu deu normalmente graças ao investimento realizado pela Prefeitura de Mossoró na aquisição e manutenção de geradores de energia.
Em junho do ano passado, a gestão municipal entregou geradores de energia às UPAs dos bairros Alto de São Manoel e Santo Antônio. Cada equipamento foi adquirido no valor de R$ 235 mil, totalizando um investimento de R$ 470 mil.
“Hoje pela manhã, após a falta de energia em nosso município, circulei nas três UPAs de Mossoró. A unidade localizada no bairro Santo Antônio não necessitou de gerador, uma vez que não foi afetada pela falta de energia elétrica, seguindo o seu funcionamento normal. Nas outras duas UPAs houve a necessidade de uso de geradores, garantindo os atendimentos, sem interrupção dos serviços e sem prejuízos à população. Mostrando mais uma vez a importância do gerador e a ação da gestão em colocar geradores em funcionamento”, destacou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte, o gerador instalado foi prontamente acionado após a queda no fornecimento de energia elétrica. “A nossa unidade conta com um gerador que manteve o funcionamento sem causar prejuízos à população. Durante cerca de uma hora, o gerador ficou em funcionamento, garantindo que os serviços não fossem paralisados. Neste período, tudo aconteceu dentro da normalidade, de forma tranquila e em paz. É muito importante o investimento, pois na falta de energia elétrica como hoje, em todo o país, não tivemos prejuízos para nossos pacientes”, explicou João Andrade, diretor da unidade.
No bairro Alto de São Manoel, a UPA segue em pleno funcionamento, uma vez que o gerador mantém o fornecimento de energia, evitando problema na prestação dos serviços ao público. “Continuamos atendendo normalmente à população, pois contamos com equipamento de geração de energia em pleno funcionamento desde o início do apagão”, declarou Fábio Azevedo, diretor da unidade.
A unidade do bairro Santo Antônio não foi afetada pela queda no fornecimento de energia elétrica. As três Unidades de Pronto Atendimento de Mossoró contam com geradores de energia.