Por: Edinaldo Moreno
Foto: Allan Phablo (SECOM/PMM)
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) realiza até esta sexta-feira (18) o curso de horticultura orgânica no Sítio Carmo, zona rural de Mossoró. A ação é composta por aulas teóricas e práticas e visa ensinar ao agricultor da localidade a importância do cultivo da hortaliça orgânica.
Instrutora do SENAR, Jucélia Moura explica quais foram os principais pontos repassados aos agricultores que participam do curso. “Inicialmente nós vimos a parte de saúde e segurança no trabalho rural, que é muito importante que o agricultor tenha essa consciência do trabalho em segurança, princípios da hortaliça orgânica, a importância, como é o mercado dessa atividade. Também abordamos a parte do planejamento e a construção de uma horta orgânica”, iniciou a professora.
Na tarde desta quarta-feira (16), os agricultores tiveram aula prática. Esta atividade consistiu na escolha do local para a construção da horta. “Fizemos a limpeza e logo após realizamos a marcação e fizemos um canteiro em formato de mandala. Fizemos também o revolvimento da terra, a adubação e começamos a fazer o refinamento. Realizamos a prática de substratos, o semeio em bandeja para produção das mudas e a conclusão do canteiro que iniciamos”, disse. O curso também abordará a parte de biofertilizantes, defensivos alternativos e a certificação de produtos orgânicos.
Cerca de 15 agricultores do Sítio Carmo estão participando do curso. A agricultora Maria Vilani destacou a importância do curso para os moradores da localidade e ressaltou a água em abundância que a comunidade dispõe para realizar o trabalho de horta orgânica.
“Aqui temos água em abundância, graças a Deus, temos espaço e adubo orgânico para fazer a nossa horta. Esse curso é maravilhoso pra gente. Está sendo muito importante passar por essa capacitação, pois nós temos a matéria-prima”, disse a agricultora que reside na comunidade há mais de 20 anos.
Também quem destacou a iniciativa foi o agricultor Joel Batista. Ele explicou que a capacitação possibilitará aos participantes do curso terem conhecimento para realizar da forma correta o plantio de hortaliças para geração de renda extra.
“Essa capacitação veio como algo divino mandado por Deus. Para muitas pessoas que não têm conhecimento, o curso vai possibilitar que venham a conhecê-lo desde o primeiro processo. Fazendo a horta crescer vamos gerar renda extra para a comunidade e possibilitar mais conhecimento profissionalizante”, concluiu.