Por: Comunicação
A Prefeitura de Mossoró, através das Secretarias Municipal de Saúde e do Desenvolvimento Social e Juventude, iniciou na noite desta segunda-feira, 29, a vacinação da população em situação de rua no município. A imunização do público-alvo foi realizada pela equipe do Consultório de Rua.
De acordo com a coordenadora, Aparecida Souza, 39 pessoas em situação de rua foram vacinadas. A vacinação vai ocorrer nos próximos dois dias. “Ontem foram vacinadas 39 pessoas em situação de rua. A vacinação vai ocorrer hoje (terça-feira) e amanhã (quarta-feira) e conforme a gente for cadastrando no RN Mais Vacina a gente vai sair com as vacinas a procura deles a partir das 17h30”.
Segundo a coordenadora, 232 pessoas em situação de rua estão cadastradas. Elas são acompanhadas pelo Consultório de Rua. Aparecida Sousa esclarece que o número de pessoas nessa situação em Mossoró é maior.
“Nós temos cadastrados 232 moradores em situação de rua acompanhados e cadastrados conosco. Esses moradores são acompanhados semanalmente, mensalmente e quinzenalmente pela nossa equipe. A gente tem mais de 400 moradores em situação de rua, mas cadastrados e acompanhados por nós da Saúde são 232”.
Mossoró tem 232 pessoas em situação de rua cadastrados no Consultório de Rua. Foto: Allan Phablo/PMM
A secretária do Desenvolvimento Social, Janaína Holanda, destaca a importância da vacinação desse público por conta da vulnerabilidade apresentada para essas pessoas que vivem na rua.
“Estou muito feliz com a vacinação das pessoas em situação. Elas são pessoas que estão muito vulneráveis a vários tipos de doenças, em especial o coronavírus. São pessoas que tem um trabalho limitado, por exemplo para banho, higiene pessoal. Essa imunização é muito importante para esse público”.
Janaína Holanda explica que quem ainda não tomou a vacina deve procurar a equipe do Consultório de Rua ou a equipe de abordagem social, vinculada ao Desenvolvimento Social, onde será feito um cadastro e a partir desse cadastro é que a pessoas está apta a tomar a vacina.
O Rio Grande do Norte foi o primeiro estado brasileiro a iniciar a vacinação da população em situação de rua. São estimadas 1.500 pessoas nessa situação em 20 municípios potiguares.