Em Mossoró, o ginásio do SESI no bairro Doze Anos, com seus 10 vacinadores, recebe pessoas com Síndrome de Down de 18 anos acima e pessoas com deficiência de 55 a 59 anos de idade sob o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS. Elas formam os dois novos grupos incluídos na campanha de vacinação em andamento na capital do oeste que estão sendo imunizados com a aplicação da primeira dose da vacina Astrazenica/Oxford.
Matheus Wallas de Oliveira foi o primeiro jovem com Síndrome de Down que recebeu a dose do imunizante na cidade. Acompanhado da mãe, ele disse que estava feliz: "Eu queria ser vacinado e agora que consegui a vacina estou muito feliz", disse o jovem.
Douglas de 22 anos também teve o ciclo de imunização iniciado com o recebimento da primeira dose da vacina. A mãe dele, Francisca Alves falou sobre a ansiedade do filho que sonhava com a vacinação. "Ele é muito amoroso e todo este tempo apenas via os amigos mas não podia dar uma braço. A expectativa era grande pela vacina porque ele sonha em voltar a ter contato com as pessoas", explicou.
A vacinação destes públicos ocorre exclusivamente no ginásio do SESI. Não é necessária a comprovação para Síndrome de Down. Porém, é solicitada a comprovação da inclusão da pessoa com deficiência no Benefício de Prestação Continuada. Não é válido outro benefício como, por exemplo, o Bolsa Família.
"O município de Mossoró segue vacinando obedecendo as normas técnicas do Ministério da Saúde e existe essa exigência da comprovação por meio do Benefício da Prestação Continuada para as pessoas com deficiência da faixa de 55 a 59 anos . Trata-se de uma exigência do Ministério", explicou Etevaldo Lima, coordenador de imunizações, lembrando que o ginásio do SESI estará aberto no final de semana: "Fica aberto das 8h às 16h também no final de semana".