Tamanho da fonte

 Saúde
Terça-feira - 17/05/2022

"18 de maio": Ação educativa com adolescentes do NUCA será realizada nesta quarta-feira

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Divulgação/PMM

Nesta quarta-feira (18) ocorre ação educativa com os adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). O evento, que celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, acontece na Praça Rodolfo Fernandes, mais conhecida como Praça do Pax, a partir das 8 horas.

A coordenadora da Política de Atenção Integrada à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde, Janielly Mendonça, destaca que a programação durante todo o mês de maio contará com diversas ações alusivas à campanha.

“Nós iniciamos a programação no último dia 5 de maio com a abertura do 2º Seminário da Rede de Cuidados de Mossoró e nesta quarta-feira teremos o que estamos chamando de Dia D Ação Educativa com os adolescentes do NUCA”, disse.

Janielly ressalta que a ação é intersetorial, contando com a participação das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e Cidadania, entre outras entidades. Segundo ela, o principal intuito será dar visibilidade à campanha e mobilizar a sociedade a respeito da temática.

“A ação envolve as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, além de Conselhos Tutelares, CREAS. Será uma ação muito legal e a nossa intenção é dar visibilidade à proteção de crianças e adolescentes principalmente alusiva ao 18 de maio, que é um dia que lembra o combate à exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes”.

Além do seminário, já ocorreram ações educativas e intersetoriais em escolas, unidades infantis, mercados públicos, casas de drinks e postos de combustíveis. A programação seguirá até o final deste mês. O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes passa por ações de diversas áreas.

18 de maio

Essa data foi instituída no ano 2000 pelo Projeto de Lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)