Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/SECOM/PMM/Arquivo
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) reinicia nesta semana as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é uma proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Ele tem o objetivo de fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido da vida coletiva.
“O SCFV está inserido no CRAS e diretamente ligado ao acompanhamento psicossocial que é realizado com as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, o serviço PAIF. No SCFV os usuários podem discutir em grupos etários questões relacionadas a conflitos e vínculos familiares, direitos fundamentais, temáticas geracionais”, destaca a gerente da Proteção Social Básica, Maria Soneth.
Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais. Os grupos são: crianças de até 6 anos; crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos; adolescentes de 15 a 17 anos; jovens de 18 a 29 anos; adultos de 30 a 59 anos; e pessoas idosas.
“A inclusão é por meio de encaminhamento do PAIF para os SCFVs, que são os mais conhecidos como os grupos de CRAS”, explicou Soneth.
O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários. Realiza atendimentos em grupo, oferta atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.
Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.
Importante destacar que o SCFV é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).