Por: Comunicação
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)
Nesta segunda-feira (21), o Palácio da Resistência, sede do Poder Executivo municipal, recebeu a visita de alunos do 5º ao 9º ano da Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana, localizada no sítio Santa Rosa, zona rural de Apodi. O passeio guiado resgatou a história e manteve viva a cultura de Mossoró à nova geração, elencando valores do município quanto aos atos de bravura e heroísmo, além da preservação dos prédios históricos conservados pela municipalidade.
No Palácio da Resistência, os alunos observaram os traços arquitetônicos do século passado e conheceram a história de bravura e heroísmo do povo de Mossoró. Em 13 de junho de 1927, a então casa do prefeito Rodolfo Fernandes e hoje sede do Poder Executivo serviu de trincheira para o confronto com o bando de Lampião.
Com olhares e ouvidos atentos à explicação do professor, os estudantes evidenciaram o cuidado do município com a história e conservação do Palácio da Resistência. “Estou achando muito interessante. Estamos vendo um prédio como esse de tanto tempo atrás preservado. A partir de viagens como essas, nós vamos aprender a dar mais valor à nossa cultura”, disse a estudante Ana Cybele.
Além da visita ao Palácio da Resistência, o passeio guiado também alcançou outros prédios importantes do município, como a Capela de São Vicente, Memorial da Resistência e o Teatro Municipal Dix-huit Rosado, este último, berço da cultura mossoroense.
“Mossoró está de parabéns em preservar os prédios históricos. Se não fosse esse olhar que Mossoró tem, de conservar esses monumentos, essa narrativa que a gente está fazendo aqui não teria como fazer de forma presencial, mostrando o Palácio da Resistência, onde foi a residência oficial de Rodolfo Fernandes (prefeito). Isso mostra a grandeza cultural e histórica da nossa região”, frisou o professor Flaviano Monteiro.