Por: Solange Santos
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)
Na tarde desta quarta-feira (18), o dia D da “Campanha 18 de Maio”, que busca combater a exploração sexual de crianças e adolescentes do município, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, por meio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Santo Antônio, realizou a ação "Criança Feliz" na Unidade de Educação Infantil (UEI) Zezinha Gurgel Rodrigues.
O "Programa Criança Feliz” é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o município, instalado nos equipamentos de Atenção Social Básica. O programa tem sido trabalhado nos seis equipamentos que existem no município: CRAS Santo Antônio, CRAS Belo Horizonte, CRAS Barrocas, CRAS São Manoel, CRAS Sumaré e CRAS Abolição. Todos com supervisão e articulação da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).
“Sobre a 'Campanha 18 de Maio' temos realizado uma programação intensa. Tem sido uma programação intersetorial entre as secretarias da Assistência Social e Cidadania, a da Saúde, da Educação e também temos contado com o apoio do Conselho Tutelar, onde juntos estamos conseguindo realizar algumas ações. As equipes dos CRAS estão de parabéns pela programação que vem sendo desenvolvida ao longo deste mês de maio”, enfatizou a titular da SEMASC, Evanice Fernandes.
Coordenadora do “Programa Criança Feliz”, Denisa Praxedes explica que o objetivo do programa é o fortalecimento de vínculo do cuidador com a criança, trabalhando de forma preventiva. “Nossa ação de hoje é voltada para a prevenção, por isso estamos juntos com a UEI Zezinha Gurgel Rodrigues trabalhando com o nosso público-alvo que é de 0 a 6 anos. Nosso trabalho no município tem sido bastante organizado e estamos trabalhando para aumentar nossa meta que é de 1.100 usuários”, frisou.
O "Programa Criança Feliz" conta 42 visitadores de diversos cursos. Stela Dantas, aluna de psicologia, está fazendo parte dessa equipe. “Tem sido bastante enriquecedor para mim realizar esse trabalho de visitador. Assim que iniciamos já pensamos em várias temáticas que pudéssemos trabalhar durante o ano e a “Campanha 18 de Maio” foi uma das mais enfatizadas. Falar sobre violência sexual e sobre educação sexual para as crianças e os pais é de suma importância, porque só com a informação é que vamos ajudar a combater esse tipo de violência”, disse.
Diretora da UEI Zezinha Gurgel Rodrigues, Irlana Noslasco fala que considera muito importante para a unidade estabelecer parceria com o CRAS. “É importante para a UEI essa parceria com o CRAS e abordar uma campanha como essa é de suma importância para as nossas crianças”, declarou.
O "Programa Criança Feliz" em Mossoró conseguiu um aumento significativo do número de pessoas assistidas e também do número de visitas realizadas. Em novembro de 2021, o programa tinha 212 famílias assistidas. Em março de 2022 esse número passou para 551 famílias sendo acompanhadas.